Atenção com os potes plásticos

Por 12 de Abril de 2017Dicas

Utensílio fundamental em qualquer cozinha, os potes plásticos são práticos e perfeitos para armazenar sobras ou levar comida para o trabalho, por exemplo. Entretanto, alguns tipos de plástico podem ser prejudiciais à saúde.

Os potes plásticos possuem uma série de compostos químicos, sendo um dos perigosos o bisfenol-A, ou BPA. Considerado tóxico, ele pode passar do plástico para o alimento, principalmente se for aquecido no micro-ondas: com o calor, a substância é liberada 55 vezes mais rápido que o normal.

A boa notícia é que nem todos os potes possuem esse componente. Para saber se está adquirindo um material seguro, verifique no fundo do recipiente o número de reciclagem que vem marcado dentro de um triângulo. Os números 1, 2, 4 ou 5 significam que o pote plástico não contém BPA, mas possui outros produtos químicos. Agora, se o número for 7, significa que provavelmente contém o componente.

Outro cuidado fundamental é verificar se estão marcados os símbolos de copo e garfo, eles significam que o pote pode ser usado para comportar alimentos. Ainda, evite os coloridos, pois a tinta pode liberar resíduos.

Mesmo com todos esses cuidados, a Cristal Alimentos ainda tem uma dica para você. Invista nos recipientes de vidro, principalmente se você tem o costume de levar comida para o trabalho e precisa esquentar o alimento no próprio pote.

 

Deixe um Comentário