Aprender quais os tipos de facas de cozinha disponíveis no mercado é essencial para se tornar um grande chef. Algumas facas de cozinha são polivalentes, servem para um grande número de tarefas. Outras são específicas para um tipo de corte e podem economizar muito tempo de quem tem que fazer uma tarefa repetidas vezes. Abaixo listamos quais os tipos de facas mais comuns, e para que servem. Sempre que possível utilizamos fotos de facas da Tramontina para que seja mais fácil para você encontrá-la em alguma loja no Brasil. Não temos nenhuma associação com eles.

Faca do chefe (ou faca de cozinha) | Chef’s knife

big24011106pdm001b

Essa é a faca que todo chef gosta de tirar uma foto selfie e postar no Facebook. Tem cerca de 15 a 30 cm e ponta ligeiramente curvada, o que permite que a faca deslize na tábua enquanto corta o alimento. É uma faca polivalente, utilizada para cortar frutas, legumes e carnes. Se você tiver que comprar uma única faca, é essa. Aprenda como segurar a faca do chefe em nossa aula “Como segurar a faca do chef” Veja diversos modelos de facas do chef em nosso artigo “As melhores facas do chef do mundo”

Faca Santoku

big24020105pdm001b

Assim como a faca do chef (chef’s knife), a Santoku é uma faca para uso geral, de origem japonesa. Santoku significa “três virtudes”, ou “três usos”, referindo-se às três tarefas que essa faca desempenha muito bem: cortar, picar e fatiar. Aprenda mais sobre a faca santoku em nosso artigo “Facas: Santoku”

Cutelo | Cleaver

big24014106pdm001b

Existem dois tipos de cutelo: o europeu e o chinês. O cutelo europeu é pesadão, caro e de pouca utilidade. Ele serve para cortar ossos, como se fosse um machado. É melhor deixar esse tipo de cutelo para os filmes de terror tipo Sexta-Feira 13. Já o cutelo chinês pode ser muito útil e versátil para o chef de cozinha. Ele serve para diversos tipos de corte, principalmente quando requerem precisão. É muito útil para fatiar, cortar legumes e frutas à julienne e para cortar ervas. Tanto a santoku quanto o cutelo chinês são substitutos para a faca do chef.

Faca para legumes | Paring knife 

big24000103pdm001b

Também é uma faca de multiuso e de extrema importância na cozinha, mas é muito menor que a faca do chef. Com ela você descascará vegetais e fará outros trabalhos que exijam mais precisão, como limpar um camarão, tirar sementes do pimentão e cortar enfeites para o prato.

Faca serrilhada (ou faca para pão) | Bread knife

big24009108pdm001b

Facas para pão são serrilhadas, o que permite cortar o pão sem amassá-lo. Também são usadas para fatiar peças de tomates, pêssegos e nectarinas. Por causa do seu formato serrilhado, não são facas que serão afiadas ao longo de sua vida, mas mesmo assim duram muito.

Faca para desossar e filetear | Boning/Fillet knife

big24006106pdm001b

É a faca ideal para separar a carne dos ossos, e também para cortar frango e peixe. São curvadas e por isso oferecem maior controle para realizar cortes de precisão.

Faca serrilhada pequena | Utility knife

big24008106pdm001b

Faca útil para cortar frutas e legumes, principalmente aqueles onde uma lâmina lisa não penetra facilmente.

Mezzaluna | Herb chopper

big21147170pdm001b

A mezzaluna é utilizada para cortar ervas. Há mezzalunas em tamanho maior que são utilizadas para pizza e para pesto. Algumas possuem uma única lâmina, mas a modelos com duas lâminas.

Chaira | Honing steel

big22969008pdm001b

A chaira é o primeiro recurso a ser utilizado para afiar a faca. O que a chaira faz não é retirar material da lâmina, mas sim endireitá-la. Por isso seu uso diário é recomendado – ou sempre que a faca não cortar direito. Veja nossa aula para saber “Como afiar facas com a chaira”

Pedra para afiar | Sharpening stone

big24029000pdm001bAo contrário da chaira, a pedra para afiar não endireita a lâmina. Ela tem a função de desgastar o metal para que a faca volte a ficar afiada, recuperando sua função de corte. Para conseguir um corte perfeito, a faca deve ser afiada em pelo menos duas pedras diferentes: uma com a função de desbaste (“lixa mais grossa”) e outra com a função de acabamento (“lixa mais fina”). No Japão a faca chega a passar por três pedras diferentes. A chaira não desgasta o metal, pode (e deve) ser usada todos os dias. Já a pedra deve ser usada apenas quando a chaira já não resolver mais a situação, pois ela desgastará a faca.  (Cozinha Técnica)

Deixe um Comentário