Como esquentar corretamente os pratos no micro-ondas

Por 16 de outubro de 2017Dicas

Dicas para nunca mais esquentar sua comida pela metade

É de praxe: você foi esquentar seu prato de arroz, feijão, bife e batata frita no micro-ondas e o meio ficou frio, enquanto a borda está pelando. Você sabe por que isso acontece? O engenheiro eletricista e professor mestre do Eniac, Renato de Brito, explica: “O aquecimento pelo forno se dá pela interação entre o campo eletromagnético e o próprio alimento. As ondas não conseguem penetrá-lo por inteiro, apenas o que está em volta. Ou seja, o que está por fora fica mais quente mais rápido”.

Outro ponto é que cada ingrediente esquenta em um tempo diferente. Diante disso, o ideal seria aquecer a comida em porções separadas e uniformes.

Segundo o professor, também vale deixar os pratos ou potes sem tampa, uma vez que a pressão do vapor interno pode gerar explosões. Pequenos furinhos – feitos com um palito ou garfo – devem ser feitos em alimentos com casca (que possuem um nível considerável de líquido internamente), como berinjela, batatas e tomate, para evitar a mesma situação.

Alguns micro-ondas vêm com uma tampa plástica com tiras ou furos. Esse objeto é permitido para cobrir os pratos porque as aberturas são justamente desenvolvidas para ajudar a concentrar a energia e criar uma barreira de aquecimento.

E o copo d’água?

Colocar uma caneca ou copo com o líquido junto aos alimentos – principalmente as massas – ajuda a não queimá-los e secá-los porque as ondas, em vez de agirem nas moléculas da comida, agitam diretamente a água. Desse modo, a consistência do prato é conservada.

Outro truque para deixar pizzas, massas e pães mais fresquinhos é colocar um papel toalha embaixo delas. Ela vai puxar a água que sai do alimento, deixando-o mais crocante por fora.

Atenção!

É perigoso aquecer líquidos (água, leite, café, etc) diretamente no eletrodoméstico. As micro-ondas fervem as bebidas, mas não fazem com que os fluídos evaporem. Então é comum que o líquido “exploda” ao entrar em contato com uma colher ou a versão em pó de algum alimento, por exemplo.

Conte até 10

Tudo que vai ao micro-ondas fica com um  nível elevado de energia. Assim que tirar o prato do equipamento deixe-o descansando por um tempo. É nesse momento que a água dos condimentos vai entrar em ebulição e eles ficarão mais saborosos.

Manuseio

Um ponto muito importante, mas nem sempre lembrado, é o de como mexer com os utensílios que vão ao aparelho. O vapor quente dos alimentos, que é liberado quando a porta é aberta, pode causar graves queimaduras. Sendo assim, ao retirar algum recipiente, não fique com o rosto direto na frente do equipamento! Além disso, o uso de luvas é indispensável para deixar as mãos protegidas.

Por fim

Preste atenção nos produtos no momento da compra na feira ou supermercado! Muitos já vêm com a orientação de quanto tempo podem ficar no micro-ondas na própria embalagem. Além disso, todo equipamento vem com um manual de instruções que, geralmente, possui um guia de quanto tempo cada ingrediente deve ser aquecido. (Casa e Jardim)

Deixe um Comentário