Diferentes Tipos de Queijos

Por 8 de novembro de 2018Sem categoria

Frio ou quente, em receitas ou como petiscos, os queijos são irresistíveis, além de muitos saudáveis. Mas, qual a diferença entre tantos tipos? Ou, qual utilizar em diferentes receitas? Com diversas particularidades, os queijos tem algo em comum: dão água na boca e enriquecem qualquer receita.

Confira alguns tipos e suas diferenças.

Queijo Mozzarella

Mais conhecido como Mussarela, é o preferido de todos! De origem italiana e muito utilizado na culinária, tem uma textura tenra e elástica quando fresco, mas depois de 11 dias de maturação adquire consistência e fica firme. Pode ser consumido frio, puro, em saladas, cozido e é insubstituível na composição de pizzas, além de agregar um valor maravilhoso a massas e recheios.

 

 

Queijo Provolone

Ideal para derreter na churrasqueira. Proveniente da Itália, mas muito encontrado nos mercados brasileiros. Tem um sabor levemente defumado e uma consistência mais firme.

 

Queijo Gorgonzola

Esse queijo tem um sabor intenso e picante. Produzido com leite de vaca, é ótimo para compor saladas de sabor suave, para equilibrá-las. Para quem prefere um sabor mais marcante, pode ser comido picado e puro.

 

Queijo Cottage

É um dos queijos mais consumidos nos Estados Unidos, que tomou conhecimento desse tipo de queijo através da cultura inglesa. Tem consistência granulada e textura heterogênea, granulosa e cremosa. É muito utilizado dietas, por possuir poucas calorias.

Queijo Mascarpone

É um tipo de queijo italiano com textura extremamente cremosa e um leve toque agridoce, o que o torna um excelente acompanhamento para doces, como, por exemplo, no recheio de torta de frutas vermelhas.

 

Queijo Ricota

De sabor suave, combina muito bem com sanduíches, quiches ou patês. O queijo tipo ricota é de origem italiana.

 

Queijo Parmesão

De origem italiana, com sabor picante e textura levemente cristalizada. Fica perfeito para acompanhar massas e para gratinar pratos.

 

Queijo Edam

O queijo de origem holandesa é produzido com leite pasteurizado de vaca, de massa semicozida e prensada. É ideal para o consumo puro, em tábuas de queijos. É possível saboreá-lo em muitas festas de queijos e vinhos, pois combina muito com uvas tipo Itália e vinho branco frutado.

 

Cheddar

Tem uma característica marcante: o tom alaranjado. É um tipo de queijo de origem inglesa, com textura pastosa e leve sabor ácido. No Brasil é muito utilizado fundido e transformado em fatias.

 

Brie

Queijo francês de massa macia e quebradiça. É maturado externamente pelo fungo Penicillium Candida, que confere cor esbranquiçada à casca.

 

Queijo Prato

Agora vamos falar de queijos com origem nacional, com o queijo prato, que vem lá do Sul de Minas. Este queijo de massa consistente e firme é muito utilizado em lanches porque derrete facilmente. Combina também com embutidos de carnes, quentes ou frios.

 

 

Queijo de Minas Frescal

Um dos queijos mais populares do Brasil, é originalmente feito através da coagulação do leite com ácido láctico ou fermento. Bastante úmido, de sabor suave e um pouco ácido.

Imagens: Istock

Deixe um Comentário