Escolhendo a Assadeira Certa

Por 30 de agosto de 2018Dicas

O tipo de assadeira pode alterar totalmente o resultado de sua receita. A cor, o material e tamanho podem variar a consistência, uniformidade e tempo de cozimento.

Confira essas dicas para não errar na escolha da forma correta para preparar a sua receita favorita.

 

 

Assadeiras Metálicas

As formas metálicas de alumínio são as melhores para atingir um grau dourado uniforme. Tome cuidado com as formas metálicas escuras e pretas pois estas causam mais escurecimento e não devem ser usadas em receitas muito claras e delicadas. Mesmo assim, são ótimas para atingir aquela crosta queimadinha no pão! OBS: Não use formas de alumínio para servir ou guardar comida, já que a comida pode ficar com gosto metálico.

Quando usar: pães, bolos, cookies, cupcakes, tortas, pudins

 

Assadeiras de Vidro

As formas de vidro conduzem o calor muito bem. Por isso, deve-se tomar cuidado com receitas com muito açúcar (como biscoitos e alguns bolos), já que eles podem começar a queimar por fora antes de assar por dentro. As formas de vidro são ideais para caçarolas, lasanhas, tortas e outras receitas que podem ficar mais queimadas.

Estas são ótimas para servir e guardar comida, já que não alteram o gosto nem o cheiro da comida.

Quando usar: lasanhas, tortas, bolos de frutas, etc.

 

 

Assadeiras de Cerâmica

A cerâmica é muito parecida com o vidro – é ótima para conduzir calor, portanto resultar em um produto mais dourado/queimado. Também é ótima para cozinhar e servir a comida, já que não altera o gosto de comidas e além de tudo é bonita!

Quando usar: lasanhas, tortas, bolos de frutas, etc.

 

 

Formas de Silicone

O silicone não é um bom condutor de calor, portanto não doura os alimentos tão bem quanto os outros tipos de assadeira. Por ser antiaderente, é ideal para receitas que precisam desgrudar com facilidade.

Use para: macarons, bolos clarinhos ou cupcakes.

 

 

Tamanho e Formato

Uma dica importante é sempre usar o tamanho e formato de assadeira indicado pela receita. Apesar de não parecer importante, um detalhe destes pode mudar o resultado final da sua preparação!

Por exemplo, para biscoitos é muito importante que você use uma assadeira com laterais baixas. Se você usar uma forma para bolos, os biscoitos que estão mais perto da lateral vão queimar mais rápidos do que as do centro. Uma dica boa é virar a sua forma de bolo de ponta cabeça, assim você “cria” uma assadeira ideal para biscoitos!

Fonte: Blog Chef Center

Deixe um Comentário