Faça um cardápio semanal

Por 20 de novembro de 2018Dicas

Na correria do dia a dia, preparar um cardápio semanal pode ser uma mão na roda. Com um bom planejamento, é possível ter uma alimentação saudável, balanceada, nutritiva, e ainda economizar tempo e dinheiro. Olha que tudo!

Para iniciar, é interessante listar todas as refeições que pretende realizar na semana. Se pretende iniciar uma dieta ou simplesmente aderir a hábitos mais saudáveis na sua rotina, se programar para isso antecipadamente fará com se sinta mais motivada.

Outra vantagem de preparar um cardápio semanal é a economia de tempo e de dinheiro, pois você poderá se planejar, e não precisará sair correndo para ir ao supermercado comprar algo que porventura esteja faltando em sua despensa.  Além do mais, não cairá na tentação de incluir alimentos de que não precisa no carrinho.

 

PLANEJANDO SUAS REFEIÇÕES DA SEMANA

A primeira coisa que deve ser considerada é a quantidade de pessoas para quem você vai cozinhar. Veja quantas são e analise os hábitos dessas pessoas. Anote caso alguma delas tenha algum tipo de restrição alimentar, e pense na quantidade de comida que cada um consome. Adultos comem bem mais que crianças.

 

O QUE PREPARAR?

Anote quais os pratos que pretende preparar para toda a semana, considerando a diversidade de frutas, legumes, verduras, carnes, grãos, cereais etc., para que tenha uma alimentação balanceada e equilibrada, aproveitando os diversos benefícios que cada item irá te proporcionar.

Acompanhe sites de culinária ou faça o seu próprio caderno de receitas.

Quando fizer algo de que gostou muito, anote a receita para ir criando o seu próprio caderno, o que ajuda a variar o cardápio quando faltar criatividade.

 

ELABORE UM CARDÁPIO SEMANAL

O objetivo é facilitar a vida, e não complicar.

Por isso, uma boa sugestão é anotar tudo, seja em uma folha normal mesmo, numa planilha no Excel ou num aplicativo no celular. Faça como achar mais adequado para a sua realidade.

Anote como serão as suas refeições: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Basicamente distribua pelos dias da semana os pratos nos quais você pensou anteriormente. Anote também os lanchinhos que você pretende comer entre uma refeição e outra, pois assim eles também entram na sua lista de compras, e nada fica faltando.

 

LISTA DE COMPRAS

Anotou tudo o que vai preparar durante a semana? Agora é hora de checar a despensa e listar o que está faltando. Pense na quantidade de acordo com o número de pessoas que serão servidas.

 

É HORA DAS COMPRAS

Separe um dia da semana para ir ao supermercado e compre somente os itens da sua lista. Se a intenção é economizar, vá ao supermercado nos dias de promoções. Outra sugestão é aderir às feiras livres, que costumam ter frutas, verduras e legumes fresquinhos.

Ao aderir à prática de fazer um cardápio semanal, logo você vai perceber a diferença. Quando começar a consumir alimentos mais frescos e a fazer as refeições corretas, sem pular nenhuma por falta de alguma coisa na despensa ou preguiça de ir ao supermercado, verá que não é complicado.

Deixe um Comentário