Segredos para um bolo perfeito

Por 25 de outubro de 2018Sem categoria

Cozinhar é uma arte e ciência. E, para ter sucesso em qualquer receita, tem que seguir cuidadosamente as orientações de preparo, a quantidade correta de ingredientes e os equipamentos corretos.

Mas, além disso, tem alguns segredinhos que somam muito para o preparo de um bolo fantástico. Seguindo essas regrinhas, qualquer pessoa fica experiente, pega jeito e começa a gostar da coisa.

Confira.

– Não altere a receita. O máximo que você pode fazer é reduzir um pouco o açúcar.

– Separe todos os ingredientes antes de começar.

– Use sempre margarina e manteiga em temperatura ambiente. Basta retirar da geladeira uns 15 minutos antes.

– Peneire todos os ingredientes secos antes de começar a preparar o bolo. Peneire antes de medir, pois incorpora ar.

– Unte a assadeira e polvilhe com farinha ou com outro ingrediente seco antes de começar a preparar a massa. Assim, quando terminar o preparo não perderá tempo e a fermentação será mantida.

– Ligue o forno quando começar a preparar o bolo.

– A temperatura ideal para assar um bolo é de cerca de 180 graus.

– Bata as claras em neve antes do restante da massa. O ponto certo das claras em neve para adicionar ao bolo é bem duro. As claras dão aquela leveza à massa, pois estão cheias de ar! Coloque na geladeira enquanto bate o restante do bolo.

– Bata a manteiga/margarina com o açúcar durante pelo menos uns 5 minutos. A dica é bater até que a mistura fique praticamente branca e pelo menos dobre de volume. Se você tiver muita prática, pode bater tudo junto: margarina, açúcar peneirado e as gemas.

– Quando for acrescentar a farinha alterne com o leite. Para que não se espalhe por toda a cozinha (presumindo que se está usando uma batedeira elétrica), coloque uma xícara da farinha na tigela, um pouco de leite e ligue a batedeira na velocidade mínima, para ir misturando. Aumente a velocidade aos poucos.

– Ao adicionar as claras em neve – não use a batedeira. Coloque um pouco das claras na massa, misture delicadamente e depois acrescente o restante. Vá “cortando” as claras com uma espátula e misturando de forma que a clara vá se incorporando à massa sem perder as bolhas de ar, fazendo movimentos circulares de baixo pra cima.

– Ao colocar a massa na assadeira, dê sempre uma batidinha para acertar a massa e ter um bolo reto, sem ter mais massa de um lado que do outro.

– Nunca abra o forno antes de 20 minutos de cozimento. Vinte minutos também é o tempo médio para assar um bolo. Assim, fique atenta e use o despertador, o celular, qualquer coisa para não esquecer o bolo no forno.

– Fure o bolo com um palito de dentes para saber se toda a massa está assada. Se sair limpo, o bolo estará pronto. Tome cuidado com a temperatura do forno, pois pode acontecer do bolo cozinhar por fora e ficar cru por dentro. Vá regulando a temperatura do seu forno para conseguir o bolo ideal. Intimidade com seu fogão e seu forno é fundamental.

– Ao retirar o bolo do forno, dê uma batidinha de leve para soltar as bordas. Não desenforme imediatamente, exceto se a receita pedir. Em casos normais, aguarde pelo menos uns 10 minutos para retirar o bolo da assadeira.

Seguindo estas dicas, “bolo solado” nunca mais!

Fonte: Jornal Correio do Estado – MG

Deixe um Comentário