Independente se químico, biológico, seco ou fresco, a função do fermento é fazer a massa crescer. Mas, sabia que cada tipo tem um uso mais indicado? Conheça um pouco mais sobre esse universo:

Fermento químico (pó): É o que todo mundo chama popularmente de “fermento comum”. É o pó branco, cuja marca mais tradicional é o “pó royal”. Ele é feito à base de bicarbonato e só reage com o calor. É indicado para bolos, biscoitos e alguns pouquíssimos casos de pães, como pão de minuto. Isso porque ele não tem força suficiente para crescer uma massa mais pesada.

fermento-quimico

Fermento Biológico: São fermentos à base de micro-organismos que vão se alimentar especialmente de glicose e vão se reproduzir em uma temperatura entre 30º e 50ºC. Ou seja, os bichinhos do fermento comem os ingredientes que você usou e se multiplicam fazendo a massa crescer. Mas para isso tem que ter calor, ou seja, os dias bem quentes são os melhores para fazer pães. Esse tipo de fermento se usa basicamente em massas de pães e algumas outras receitas especiais. Existem dois tipos de Fermento Biológico:

Fermento Biológico Fresco: Conhecido popularmente como “fermento de padaria”, você pode comprar por peso nesses estabelecimentos, mas também é vendido em supermercados em tabletes quadradinhos de 15 gramas cada (às vezes em pacotinhos com 3 ou 4 tabletes ou pacotes maiores de 500g). Precisa ser conservado em geladeira e sua durabilidade é pequena.

fermento-fresco

Fermento Biológico Seco Instantâneo: Também chamado de “fermento granulado”.  É vendido em pacotinhos, geralmente de 10g, mas algumas marcas tem uma embalagem maior. Pode ser mantido fora da geladeira e tem durabilidade longa.

fermento-seco

Quanto usar de cada um dos fermentos biológicos?

O fermento biológico seco é mais potente, por isso a conversão é sempre de 1 para 3. Se a receita pede 10g de fermento biológico seco, se você quiser usar o fresco, vai usar 30g. É só multiplicar por três. Lembrando que tanto o fresco quanto o seco podem e devem ser usados em pães. (Panelaterapia)

Deixe um Comentário