Utilize a panela de pressão sem medo

Por 13 de agosto de 2018Dicas

Cozinhar utilizando a panela de pressão é algo temido por quem não conhece o funcionamento delas. Mas, a panela de pressão é um utensílio muito útil na cozinha. Nela, é possível preparar vários pratos, e muito mais rápido do que uma panela comum. E não podemos esquecer daquele feijãozinho delicioso que ela ajuda a fazer. Confira no link alguns cuidados que devem ser tomados em relação a panela de pressão.

 

 

Descubra como abrir a panela de pressão corretamente        

A panela de pressão é o utensílio mais temido da cozinha, mas para superar esse medo confira algumas dicas infalíveis de como abrir a panela de pressão com cuidado e assim você não vai precisar mais ter esse grande medo de cozinhar com essa panela. Não deixe de usar essa panela, pois ela irá facilitar sua vida por ser uma economia no seu tempo na cozinha.

Preste atenção na válvula da tampa da panela de pressão

A maior válvula da panela de pressão solta o vapor, porém caso essa não funcione, existe uma menor de segurança, que só solta vapor quando a maior não estiver funcionando. Essa é uma forma de segurança da panela, para que não ocorra uma explosão da panela. Por isso, quando sua panela começar a pegar pressão, verifique se o vapor está saindo pela válvula maior. Assim, que a válvula começar a apitar, diminua o fogo, para depois poder abrir sua panela. Não mexa na válvula enquanto ela estiver em contato com o fogo.

 

Lave corretamente a tampa a cada vez que for utilizá-la

É muito importante que toda vez que for usar a panela de pressão, você lave corretamente toda a tampa, retirando os temperos e qualquer gordura que ficar de algum alimento. Outra dica é não adicionar condimentos enquanto o alimento estiver cozinhando na panela, assim você não tem a chance da válvula entupir durante o cozimento da sua comida.

 

Aguarde todo o vapor sair antes de abrir a panela de pressão

Se em sua panela de pressão o vapor estiver escapando pela borracha, já está na hora de trocá-la, já que, como falamos, o ideal é que o vapor saia pela válvula maior. Depois que todo o vapor tiver saído da válvula, você pode abri-lá. Importante lembrar que enquanto estiver cozinhando come ssa panela, não deixe as crianças por perto.

 

Tenha os devidos cuidados com a tampa da sua panela

A tampa da sua panela de pressão tem uma borracha de vedação e ela deve estar bem colocada em volta da tampa, para não escapar nenhum vapor. Preste atenção na hora de ferver algum alimento. Se em volta da tampa estiver “borbulhando”, isso pode ser um sinal que a borracha da panela não foi colocada corretamente. Quando for guardar a tampa, deixe-a separada da borracha e só utilize ela se estiver macia.

 

Hora de abrir sua panela de pressão

Espere a panela esfriar e toda a pressão sair da panela, assim você pode abri-la! Para esfriar mais rapidamente, você pode despejar água fria sobre a panela, o que liberará sua abertura. Verifique, antes de abrir, senão existe mais pressão na sua panela fria, levante o pino e observe se ainda faz algum barulho indicando pressão. (Tudo Gostoso)

 

Deixe um Comentário